Texto para os Católicos
Romanos - Algumas diferenças entre a Igreja Católica Apostólica Romana e a
Igreja Anglicana
Transubstanciação (Igreja
Católica Apostólica Romana) e Consubstanciação (luteranos – anglicanos)
Presença real de Cristo na Eucaristia
Site Anglicano: Se alguém
perguntar a um anglicano qual é sua posição sobre diversos tópicos de teologia,
sua resposta provavelmente será: “Depende”.
Um desses tópicos é a Presença Real de
Cristo na Eucaristia. A posição anglicana oficial é a de que Ele se faz
presente no Sacramento de Seu Corpo e Sangue, sem tentar explicar como isso se
dá. Individualmente, pode-se encontrar
anglicanos (ou grupos deles) com crenças que variam da transubstanciação
à união sacramental, passando pela consubstanciação, entre outras.
Meus
comentários. Nem os anglicanos se entendem.
Como é comum no meio protestante a divisão. Não concordam com algo e fundam uma
nova versão de fé. Esta é a liberdade que se prega, ou seja, a religião é uma
espécie de supermercado que escolho o que me interessa e o que vai contradizer
com meu interesse simplesmente é rejeitado (Anglicanismo “escolheu” partes da
Igreja Católica Romana e partes das diversas linhas de Protestantismo, entre
outras conforme expressado no próprio site Anglicano, conforme referenciado)
Site Anglicano: Maria e a comunhão dos santos na tradição
anglicana
A Tradição anglicana expressa sua crença na Comunhão dos Santos como
enunciado pelos credos históricos da Igreja. Assim, pode-se dizer que os
anglicanos creem que os santos da Igreja militante
e da Igreja triunfante estão unidos
através da oração. É essa a crença expressa nas liturgias públicas anglicanas:
oramos junto aos santos dos céus a Deus, e honramos aqueles que perseveraram na
fé em Cristo seguindo seu exemplo de vida e santidade.
Individualmente, contudo, há
anglicanos que invocam os santos da Igreja Triunfante, para que rezem por determinadas causas. Outros acreditam que não seja adequada tal prática, visto ser de difícil
entendimento como a intercessão dos
santos se dá, ou por não acreditarem
haver provas escriturais adequadas para tal. Ambas são visões
diferenciadas de possíveis
desdobramentos da doutrina da Comunhão dos Santos, e têm seu espaço no meio
anglicano.
Meus
comentários. Novamente vemos as confusões de
doutrina no Anglicanismo. Com as palavras do próprio texto: “ambas são visões
diferenciadas de possíveis desdobramentos da doutrina” (comum no meio
protestante).
Além do mais, falou-se no texto da Igreja
Anglicana da Igreja Triunfante (os
que estão no céu), a Igreja Militante
(que somos nós) e faltou o que? A Igreja Padecente
(os que estão no purgatório). Isto é comum no protestantismo não aceitar o
Purgatório e Indulgências (novamente escolhendo o que não interessa).
Site Anglicano: A Mariologia romana argumenta que há três formas de honra dadas a Deus e aos
santos: Latria (adoração), Hiperdulia (grande honra) e Dulia (honra). Latria é
apenas para Deus, Hiperdulia é para Maria, e Dulia para o resto da Comunhão dos
Santos. Enquanto os anglicanos
acreditam que somente Deus pode ser
adorado, dar a Maria um nível de veneração
acima dos outros santos é considerado impensável. A maioria dos teólogos
anglicanos concordam com os Ortodoxos, que Maria
é simplesmente a maior dos santos, e deve ser venerada de tal forma.
Anglicanos reconhecem apenas um
dogma sobre Maria: que ela é Theotokos,
a Mãe de Deus encarnado.
Todas as outras doutrinas,
crenças ou lendas sobre Maria são secundárias
em relação ao seu papel como Mãe de Deus.
A maioria dos anglicanos
acreditam que a doutrina da virgindade
perpétua de Maria é possível e lógica, mas
sem maiores provas escriturais, não pode ser considerada dogmática.
Anglicanos universalmente
rejeitam o dogma de co-redentriz, e qualquer outra interpretação que
obscureça a única mediação de Cristo.
Anglicanos tipicamente acreditam que todas as doutrinas a respeito de Maria devem ser ligadas às
doutrinas de Cristo e da Igreja.
A maior parte dos anglicanos acredita que os dogmas Católico-Romanos da Imaculada Conceição e da Assunção, já que
não há referências escriturais
claras para suportá-los, são considerados
crenças ou lendas. Entretanto, o documento ARCIC-II mais recente dá espaço para ambos como devoções no
anglicanismo.
Anglicanos reconhecem Maria como exemplo de santidade, fé e obediência
para todos os cristãos; e que Maria pode ser vista como uma figura profética da
Igreja. De tal forma, ela é considerada a pessoa mais importante dentro da
Comunhão dos Santos.
Meus comentários: se tornou repetitivo escrever
que as confusões são parte integrante da doutrina onde uns aceitam, outras
rejeitam, em casos a maioria em outros universalmente, ou seja, seja feliz e
acredite no que satisfazer o interesse. Quanto aos dogmas Marianos nem merece
comentário, pois, acredito que a maioria dos Católicos sabe o que pensam os
protestantes a respeito da Nossa Mãe Santíssima.
Site Anglicano: o corpo de Cristo
Os anglicanos se enxergam como parte do Corpo de Cristo, formado pelos
inúmeros fiéis que, ao longo dos tempos, proclamaram Seu nome. Nesse aspecto,
entendemos fazer parte da Santa Igreja Católica (Universal), sem pretensões de exclusividade, ou de sermos o ramo
mais correto ou santo da Igreja.
Via média e inclusividade
Inclusividade pode ser
entendida como a disposição mental de ouvir e se enriquecer com a visão do seu dessemelhante. É o oposto da
exclusividade.
Os anglicanos afirmam o
princípio da via média, isto é, a convicção de que a verdade é conhecida e
guardada quando se mantém a tensão entre declarações opostas no que concerne à verdade. Tal princípio é exemplificado
pela convicção de que Jesus era
plenamente humano e, ao mesmo tempo, plenamente
divino; e pelo compromisso anglicano
de ser, simultaneamente, plenamente
Católico e plenamente Protestante.
Meus comentários: Misericórdia.... sem
comentários
Site Anglicano: Embora tal
princípio seja extremamente difícil de se praticar, a luta para implementá-lo é um aspecto importante da tradição
Anglicana.
O anglicanismo se entende e se vê, definitivamente, como uma instituição inclusiva Todas as
Conferências de Lambeth, assim como todos os grandes documentos produzidos no
seio desta enorme Comunhão de províncias, revelam este traço que é
simultaneamente uma realidade que experimentamos e um alvo que buscamos.
Tal posição, muitas vezes difícil, acaba nos pondo na vanguarda da discussão de assuntos
polêmicos, como a ordenação feminina
e a inclusão homossexual. Muitos desses temas ainda causam bastante conflito entre nós, mas se pudermos
manter fidelidade à nossa unidade, teremos algo de muito importante para ensinar às outras Igrejas Cristãs.
Adaptado dos artigos “Existe uma Teologia
Caracteristicamente Anglicana?”, de Sumio Takatsu, “Desafios da
Inclusividade”, de Jorge Aquino e “Temperamento Anglicano”, de John Westerhoff
Com muito mais frequência, devido a banalização da Verdadeira Doutrina-Religião deixada por Jesus Cristo, o nome de
Deus- Jesus é usado para qualquer coisa (para ficar rico, foco nas curas
exteriores e não na conversão do coração voltado para Deus e ao próximo, as
Palavras são usadas até para matar como vemos, principalmente, no Oriente Médio,
ou até mesmo para evangelizar, porém, dilacerando e distorcendo alguns pontos
de extrema importância).
Assim, ler as Sagradas Escrituras (Bíblia que temos hoje) sem o Magistério da Igreja Católica Apostólica Romana
e a Tradição causam estes terríveis desencontros, pois de tantos Escritos conservados
foi a Igreja Católica Apostólica Romana
que selecionou o que realmente vem
de Deus e formou a Bíblia.
Desta forma dizer que ama a Palavra de Deus e não amar a Igreja e sua Doutrina é uma tremenda
contradição, pois, cremos no que está
Escrito na Bíblia porque cremos na Igreja
deixada por Jesus Cristo e não o contrário.
Fonte: Igreja Episcopal Anglicana do Brasil – Todas as questões abaixo foram extraídas do site abaixo, apenas segue um breve comentário a cada questão:
Nenhum comentário:
Postar um comentário