quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

FÉ CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA E A FÉ ANGLICANA


Texto para os Católicos Romanos - Algumas diferenças entre a Igreja Católica Apostólica Romana e a Igreja Anglicana
               
Transubstanciação (Igreja Católica Apostólica Romana) e Consubstanciação (luteranos – anglicanos)
 
Presença real de Cristo na Eucaristia
Site Anglicano: Se alguém perguntar a um anglicano qual é sua posição sobre diversos tópicos de teologia, sua resposta provavelmente será: “Depende”. Um desses tópicos é a Presença Real de Cristo na Eucaristia. A posição anglicana oficial é a de que Ele se faz presente no Sacramento de Seu Corpo e Sangue, sem tentar explicar como isso se dá. Individualmente, pode-se encontrar anglicanos (ou grupos deles) com crenças que variam da transubstanciação à união sacramental, passando pela consubstanciação, entre outras.
 
Meus comentários. Nem os anglicanos se entendem. Como é comum no meio protestante a divisão. Não concordam com algo e fundam uma nova versão de fé. Esta é a liberdade que se prega, ou seja, a religião é uma espécie de supermercado que escolho o que me interessa e o que vai contradizer com meu interesse simplesmente é rejeitado (Anglicanismo “escolheu” partes da Igreja Católica Romana e partes das diversas linhas de Protestantismo, entre outras conforme expressado no próprio site Anglicano, conforme referenciado)
 
 
Site Anglicano: Maria e a comunhão dos santos na tradição anglicana
A Tradição anglicana expressa sua crença na Comunhão dos Santos como enunciado pelos credos históricos da Igreja.  Assim, pode-se dizer que os anglicanos creem que os santos da Igreja militante e da Igreja triunfante estão unidos através da oração.  É essa a crença expressa nas liturgias públicas anglicanas: oramos junto aos santos dos céus a Deus, e honramos aqueles que perseveraram na fé em Cristo seguindo seu exemplo de vida e santidade.
Individualmente, contudo, há anglicanos que invocam os santos da Igreja Triunfante, para que rezem por determinadas causas.  Outros acreditam que não seja adequada tal prática, visto ser de difícil entendimento como a intercessão dos santos se dá, ou por não acreditarem haver provas escriturais adequadas para tal.  Ambas são visões diferenciadas de possíveis desdobramentos da doutrina da Comunhão dos Santos, e têm seu espaço no meio anglicano.
 
Meus comentários. Novamente vemos as confusões de doutrina no Anglicanismo. Com as palavras do próprio texto: “ambas são visões diferenciadas de possíveis desdobramentos da doutrina” (comum no meio protestante).
Além do mais, falou-se no texto da Igreja Anglicana da Igreja Triunfante (os que estão no céu), a Igreja Militante (que somos nós) e faltou o que? A Igreja Padecente (os que estão no purgatório). Isto é comum no protestantismo não aceitar o Purgatório e Indulgências (novamente escolhendo o que não interessa).
 
 
Site Anglicano: A Mariologia romana argumenta que há três formas de honra dadas a Deus e aos santos: Latria (adoração), Hiperdulia (grande honra) e Dulia (honra). Latria é apenas para Deus, Hiperdulia é para Maria, e Dulia para o resto da Comunhão dos Santos. Enquanto os anglicanos acreditam que somente Deus pode ser adorado, dar a Maria um nível de veneração acima dos outros santos é considerado impensável. A maioria dos teólogos anglicanos concordam com os Ortodoxos, que Maria é simplesmente a maior dos santos, e deve ser venerada de tal forma.
Anglicanos reconhecem apenas um dogma sobre Maria: que ela é Theotokos, a Mãe de Deus encarnado.
Todas as outras doutrinas, crenças ou lendas sobre Maria são secundárias em relação ao seu papel como Mãe de Deus.
A maioria dos anglicanos acreditam que a doutrina da virgindade perpétua de Maria é possível e lógica, mas sem maiores provas escriturais, não pode ser considerada dogmática.
Anglicanos universalmente rejeitam o dogma de co-redentriz, e qualquer outra interpretação que obscureça a única mediação de Cristo.
Anglicanos tipicamente acreditam que todas as doutrinas a respeito de Maria devem ser ligadas às doutrinas de Cristo e da Igreja.
A maior parte dos anglicanos acredita que os dogmas Católico-Romanos da Imaculada Conceição e da Assunção, já que não há referências escriturais claras para suportá-los, são considerados crenças ou lendas. Entretanto, o documento ARCIC-II mais recente dá espaço para ambos como devoções no anglicanismo.
Anglicanos reconhecem Maria como exemplo de santidade, fé e obediência para todos os cristãos; e que Maria pode ser vista como uma figura profética da Igreja. De tal forma, ela é considerada a pessoa mais importante dentro da Comunhão dos Santos.
 
Meus comentários: se tornou repetitivo escrever que as confusões são parte integrante da doutrina onde uns aceitam, outras rejeitam, em casos a maioria em outros universalmente, ou seja, seja feliz e acredite no que satisfazer o interesse. Quanto aos dogmas Marianos nem merece comentário, pois, acredito que a maioria dos Católicos sabe o que pensam os protestantes a respeito da Nossa Mãe Santíssima.
 
 
Site Anglicano: o corpo de Cristo
Os anglicanos se enxergam como parte do Corpo de Cristo, formado pelos inúmeros fiéis que, ao longo dos tempos, proclamaram Seu nome. Nesse aspecto, entendemos fazer parte da Santa Igreja Católica (Universal), sem pretensões de exclusividade, ou de sermos o ramo mais correto ou santo da Igreja.
 
Via média e inclusividade
Inclusividade pode ser entendida como a disposição mental de ouvir e se enriquecer com a visão do seu dessemelhante. É o oposto da exclusividade.
Os anglicanos afirmam o princípio da via média, isto é, a convicção de que a verdade é conhecida e guardada quando se mantém a tensão entre declarações opostas no que concerne à verdade. Tal princípio é exemplificado pela convicção de que Jesus era plenamente humano e, ao mesmo tempo, plenamente divino; e pelo compromisso anglicano de ser, simultaneamente, plenamente Católico e plenamente Protestante.
 
Meus comentários: Misericórdia.... sem comentários
 
 
Site Anglicano: Embora tal princípio seja extremamente difícil de se praticar, a luta para implementá-lo é um aspecto importante da tradição Anglicana.
O anglicanismo se entende e se vê, definitivamente, como uma instituição inclusiva Todas as Conferências de Lambeth, assim como todos os grandes documentos produzidos no seio desta enorme Comunhão de províncias, revelam este traço que é simultaneamente uma realidade que experimentamos e um alvo que buscamos.
Tal posição, muitas vezes difícil, acaba nos pondo na vanguarda da discussão de assuntos polêmicos, como a ordenação feminina e a inclusão homossexual. Muitos desses temas ainda causam bastante conflito entre nós, mas se pudermos manter fidelidade à nossa unidade, teremos algo de muito importante para ensinar às outras Igrejas Cristãs.
Adaptado dos artigos “Existe uma Teologia Caracteristicamente Anglicana?”, de Sumio Takatsu, “Desafios da Inclusividade”, de Jorge Aquino e “Temperamento Anglicano”, de John Westerhoff
 
Com muito mais frequência, devido a banalização da Verdadeira Doutrina-Religião deixada por Jesus Cristo, o nome de Deus- Jesus é usado para qualquer coisa (para ficar rico, foco nas curas exteriores e não na conversão do coração voltado para Deus e ao próximo, as Palavras são usadas até para matar como vemos, principalmente, no Oriente Médio, ou até mesmo para evangelizar, porém, dilacerando e distorcendo alguns pontos de extrema importância).
Assim, ler as Sagradas Escrituras (Bíblia que temos hoje) sem o Magistério da Igreja Católica Apostólica Romana e a Tradição causam estes terríveis desencontros, pois de tantos Escritos conservados foi a Igreja Católica Apostólica Romana que selecionou o que realmente vem de Deus e formou a Bíblia.
Desta forma dizer que ama a Palavra de Deus e não amar a Igreja e sua Doutrina é uma tremenda contradição, pois, cremos no que está Escrito na Bíblia porque cremos na Igreja deixada por Jesus Cristo e não o contrário.
 
Fonte: Igreja Episcopal Anglicana do Brasil – Todas as questões abaixo foram extraídas do site abaixo, apenas segue um breve comentário a cada questão:
 


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário